A flacidez é resultado de um processo natural da pele, decorrente da queda na produção de colágeno, que promove firmeza, sustentação e elasticidade à pele. Nesse sentido, os sinais de envelhecimento da pele ainda envolvem a perda de tônus muscular.
Os sinais mais frequentes são as rugas e linhas de expressão, mas também podem se apresentar como olheiras, bolsas nas pálpebras inferiores, perda de definição nos contornos faciais e o aparecimento de sulcos e depressões como o tão falado “bigode chinês”.
Estudos revelam que 20% do nosso envelhecimento tem causas intrínsecas, ou seja, questões relacionadas à genética e ao próprio envelhecimento, mas 80% ocorre em decorrência de fatores extrínsecos, também chamados de expossomas. Estes fatores externos são: sedentarismo, fumo, bebidas alcoólicas, alimentação ruim, principalmente rica em açúcar e carboidratos, além de exposição solar e a poluição.
Cuidados importantes para prevenção da flacidez:
- Hidratação (isso facilita a eliminação de toxinas e ajuda a manter a elasticidade da pele)
- Limpeza adequada da pele 2 vezes ao dia (removendo maquiagem e outras sujidades acumuladas no decorrer do dia)
- Uso de antioxidantes tópicos (alguns produtos dermatológicos possuem em sua formulação ativos importantes que ajudam a minimizar os danos sofridos ao longo dos anos
- Bons hábitos alimentares
- Evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas
- Uso diário do filtro solar (a radiação solar promove a elastose, ou seja, destrói ou modifica a estrutura das fibras elásticas da pele)
E quando já apresento sinais de flacidez, o que fazer?
Calma, se isso já está acontecendo com você, existem tratamentos dermatológicos que podem reverter esse processo e melhorar muito o aspecto da pele e do seu rosto. Dentre os tratamentos podemos citar:
- Radiofrequência microagulhada
- Ulthera
- Laser fracionado
- Aplicação de bioestimuladores de colágeno (Sculptra e Radiesse)