A Nefrolitotripsia Percutânea é a modalidade de tratamento urológico cirúrgico utilizada para tratamento de cálculos renais. Pode ser utilizada também para o tratamento de cálculos menores de difícil acesso pela ureterorrenolitotripsia flexível (cirurgia realizada por dentro do canal urinário) e em situações especiais com cálculos renais complexos.
Como é feito?
Nesse tipo de procedimento, efetuamos uma pequena incisão na região do flanco e um trajeto até o rim é dilatado para a passagem do nefroscópio (aparelho com câmera que permite identificar o cálculo). Uma vez identificado, o cálculo pode ser pulverizado (com auxílio de laser, tecnologia ultrassônica ou mecânica) e fragmentos maiores retirados.
Quais os riscos do procedimento?
O sucesso e segurança do procedimento vão depender de vários fatores. O urologista avaliará a posição do cálculo, relação do rim com órgãos próximos, necessidade de um ou mais acessos para alcançar o rim e levar em conta fatores como idade, doenças pré-existentes, tamanho do cálculo e cirurgias prévias.
As complicações são raras, mas o risco pode aumentar principalmente em casos complexos com cálculos de difícil localização, cálculos volumosos e em casos de colonização por bactérias. Os principais riscos do procedimento são sangramento, infecção. Muito raramente, pode ocorrer perfuração de órgãos próximos aos rins (intestino, fígado, baço).