A relação entre varicocele e infertilidade se dá pelo seguinte motivo: os espermatozoides necessitam de uma temperatura mais baixa para sobreviverem e estarem aptos à fecundação. Por isso, os testículos ficam posicionados do lado externo do corpo, local onde a temperatura é inferior à corporal, cerca de 2°C menor. Quando as veias testiculares ficam dilatadas, elas perdem a função de resfriamento e ocorre o aumento da temperatura nos testículos.
A baixa oxigenação na região provocada pela dificuldade de circulação sanguínea é outro fator que interfere na capacidade reprodutiva masculina. Homens mais jovens que possuem varicocele, mas que ainda não foram diagnosticados, podem vir a ter filhos. Isso porque a doença se agrava com o passar da idade, comprometendo cada vez mais a capacidade reprodutiva do indivíduo.
Os números comprovam esse fato, já que a varicocele responde por 40% dos casos em homens com infertilidade primária, que nunca tiveram filhos. Já homens que tentam ter um segundo ou terceiro filho (infertilidade secundária), esse percentual sobe para 80% dos casos.
Não deixe a sua saúde para depois, ficou com alguma dúvida? Agende a sua consulta!