R. Tupinambás, 13 - Melo, Sala 1103, Montes Claros - MG (38) 3221-4949 | 9 9955-5702 clinicauroderm@yahoo.com

Cálculo urinário: o que é, como evitar e tratar

Clínica Uroderm, Urologia e Dermatologia em Montes Claros, MG

Cálculo urinário: o que é, como evitar e tratar

15/04/2021
O cálculo urinário, popularmente conhecido como pedra nos rins, é um quadro que consiste no agrupamento de cristais, os quais perdem a sua solubilidade e formam uma espécie de pedra. Essa pedra (ou essas, quando mais de uma) pode se alojar em qualquer ponto do aparelho urinário constituído pelos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.
 
Quando o cálculo urinário está alocado no parênquima renal, os sintomas não costumam ser aparentes. No entanto, quando o mesmo vai para a parte central, onde estão os tubos coletores ( pelve e ureteres), a pedra pode provocar dor intensa, obstrução na urina e até mesmo infecções urinárias.
 
O cálculo urinário tem maior incidência em homens do que em mulheres. Segundo registros antigos de medicina, a dor ocasionada pela pedra nos rins é a que mais se assemelha com a dor do parto. É uma dor forte e aguda, localizada na lombar alta, geralmente unilateral. A dor é irradiada pela região lateral do abdômen, pela pelve e alcança a área genital do homem ou da mulher à medida que vai progredindo.
 
Além da dor, outros sintomas também podem ser demonstrados, como por exemplo: vômitos, dor para urinar, sangue na urina e febre quando há infecção associada.
Voltar