A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, não contagiosa, que causa lesões com vermelhidão, escamas e, às vezes, coceira. As causas da psoríase envolvem questões genéticas e já está confirmado que alguns fatores externos podem causar o surgimento ou a piora das lesões, como o tempo frio, as infecções e o estresse. A psoríase não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada satisfatoriamente.
Quanto aos tratamentos disponíveis para controle da psoríase, eles são prescritos levando em consideração o grau e o tipo da lesão. Para a psoríase leve o tratamento engloba cremes, loções e shampoos. Já para lesões moderadas a graves são indicados tratamentos sistêmicos que envolvem a fototerapia (exposição a radiação ultravioleta UVA E UVB), medicamentos orais e, em casos mais graves, as medicações injetáveis, os biológicos (ou imunobiológicos).
Apesar de não ser contagiosa, os pacientes com a doença sofrem preconceito pelas lesões aparentes na pele. O impacto da doença não fica restrito ao corpo e também pode causar depressão, ansiedade e ganho de peso. Um acompanhamento multidisciplinar é importante para a melhora da qualidade de vida do paciente.
29 de outubro é o Dia Mundial de Conscientização da Psoríase, e caso tenha dúvidas, não deixe de procurar um médico dermatologista para diagnóstico e tratamento.