R. Tupinambás, 13 - Melo, Sala 1103, Montes Claros - MG (38) 3221-4949 | 9 9955-5702 clinicauroderm@yahoo.com

Cicatrizes: causas, tipos e tratamentos

Clínica Uroderm, Urologia e Dermatologia em Montes Claros, MG

Cicatrizes: causas, tipos e tratamentos

18/11/2021
Tipos de cicatrizes:
 
Cicatrizes atróficas: São mais comuns e independem de fatores genéticos, aparecem por conta da perda de estruturas que dão apoio e firmeza à pele, como músculo e gordura, e deixam uma espécie de buraco (afundamento) na pele. Costuma ser uma cicatriz mais frequente nos casos de acne, cirurgia e acidentes.
 
Cicatrizes hipertróficas: Esse tipo acontece quando nosso corpo produz colágeno em quantidades anormais e de um jeito desorganizado, o que faz com que a cicatriz fique com uma textura mais elevada em relação à pele que está ao redor. É mais rara de acontecer, tem componentes hereditários e muita gente confunde com a queloide.
 
Queloides: É a cicatriz que não para de crescer, ela inclusive vai além dos limites iniciais da própria lesão. Este crescimento desregulado deve-se ao fato de o corpo não parar de produzir colágeno novo e está muitas vezes relacionado a fatores de raça (é mais comum em orientais) e genéticos.
 
Normotrófica: Nesse caso, a pele ganha o aspecto e consistência bem parecidas com o da pele antes do ferimento. Por isso, acontece após machucados bem simples, que não agridam tanto.
 
Se você tem cicatrizes e elas te incomodam, a avaliação do dermatologista é imprescindível para a indicação do melhor tratamento.
 
Não perca tempo! Trate do jeito certo e recupere sua autoestima!
Voltar