O Refluxo vesico ureteral é uma anomalia do trato urinário, congênita, que implica no retorno de urina da bexiga para os rins. Isso pode eventualmente resultar em infecções urinárias febris com prejuízo futuro ao funcionamento dos rins.
Esse refluxo é encontrado em até 50% das crianças que tiveram infecção urinária. O dano causado pelo refluxo é porque ele permite que a bactéria que está na bexiga suba até alcançar o rim. Isto pode causar uma infecção renal chamada de pielonefrite, a qual pode levar a lesão e cicatriz renal.
O diagnóstico é feito através de um exame radiológico chamado uretrocistografia miccional, o qual é realizado pela introdução de uma solução de contraste através de uma sonda introduzida pela uretra da criança. Este exame é feito por um Radiologista Pediátrico e não requer anestesia geral.
Existem dois planos de tratamento para o refluxo: medicamentoso ou cirúrgico. A decisão será baseada no grau do refluxo, idade da criança na época do diagnóstico, número e severidade das infecções urinárias e extensão da lesão ou cicatriz renal.
Em ambos os planos terapêuticos, a criança irá receber uma baixa dose diária de antibiótico para prevenir nova infecção urinária até que o refluxo resolva espontaneamente ou seja corrigido cirurgicamente.