Uma vasectomia envolve cortar o ducto deferente e amarrar ou queimar cada extremidade. Como resultado, os espermatozoides não têm como se misturar com o fluido seminal porque não conseguem alcançá-lo. Em vez disso, os espermatozoides são absorvidos pelo organismo e é considerado um método altamente eficaz de controle de natalidade.
Um dos maiores temores dos homens, que está diretamente relacionado com a desinformação, é ficar impotente após realizar a vasectomia. Isso é impossível, pois a cirurgia não interfere em nada relacionado com a produção hormonal do corpo.
O que faz com que um homem tenha uma ereção são seus hormônios, que são produzidos pelos testículos. A vasectomia interfere somente no transporte dos espermatozoides, então nada relacionado à produção hormonal ou ao desempenho sexual será afetado.
Inclusive, o corpo continua produzindo espermatozoides normalmente, mais uma prova de que os hormônios continuam desempenhando sua função sem complicações.
Se você tem mais de 30 anos e quer tirar qualquer outra dúvida a respeito da vasectomia, procure um urologista e marque uma consulta!