A bexiga hiperativa ocorre quando o músculo detrusor que reveste a bexiga não relaxa adequadamente durante a fase de enchimento. Com isso, há aumento da pressão interna na bexiga, fazendo com que haja maior vontade de urinar com frequência. O paciente que sofre com o problema necessita urinar, geralmente, mais de 8 vezes no período de 24 horas.
Os tratamentos para bexiga hiperativa são divididos em diferentes modalidades.
Terapia comportamental: Considerada a primeira linha de tratamento, a terapia comportamental, como o nome sugere, busca corrigir problemas de comportamento do paciente que podem estar resultando no quadro de bexiga hiperativa.
Tratamento medicamentoso: O tratamento medicamentoso consiste no uso de anticolinérgicos que atuam na redução das contrações do músculo detrusor e, consequentemente, diminuem o desejo de urinar com urgência. Em muitos casos, esse tratamento é associado com a terapia comportamental.
Marca-passo neural: O implante de marca-passo neural é um tratamento cirúrgico que consiste na implantação do dispositivo na bexiga do paciente. Através de impulsos elétricos suaves, o marca-passo atua nos nervos sacrais, responsáveis por controlar a bexiga e os músculos relacionados à função urinária.
Ficou com alguma dúvida? Agende uma consulta com um médico especialista.