Disfunção miccional é um termo genérico utilizado para se referir a problemas de função da bexiga urinária, que incluem dificuldades no armazenamento ou esvaziamento da urina. A incontinência urinária é um tipo de disfunção miccional, caracterizada pela perda involuntária de urina pela uretra.
No homem, uma das principais causas da disfunção miccional é a hiperplasia prostática benigna (HPB), caracterizada pelo aumento da próstata. Os sintomas vão desde o jato urinário fraco e fino, ao aumento da frequência urinária.
Pode acontecer também desses problemas estarem associados a doenças neurológicas. Doenças ou traumatismos de diferentes partes do sistema nervoso podem afetar a coordenação dos órgãos do trato urinário e ocasionar variadas formas de distúrbios da micção. As alterações provocadas vão depender principalmente da área cerebral danificada e as funções desempenhadas.
O ideal é consultar um urologista. A partir da avaliação, é possível indicar as diversas formas de tratamento existentes, que incluem medicamentos, exercícios do assoalho pélvico, até cirurgias minimamente invasivas.