Quais são os sinais e sintomas da torção de testículo?
A torção testicular está associada principalmente à dor aguda, súbita e localizada em um dos testículos. Devido ao caráter muito intenso da dor, não é raro que irradie pela região abdominal inferior, podendo ainda causar náuseas e vômitos.
O testículo afetado pela torção também pode aparecer mais elevado e inchado, se comparados ao outro. Além disso, alterações também podem acometer toda a bolsa escrotal, que às vezes ficam vermelhas, escuras e inchadas.
Caso identifique esses sintomas, em você ou em seus filhos, procure atendimento médico imediatamente! O tempo é um fator essencial no tratamento da torção testicular.
A torção testicular não é a única condição de saúde que pode causar dor nos testículos: inflamações, hidrocele, orquite e epididimite e até mesmo o câncer testicular estão entre as outras possíveis causas de dores nessa região.
Porém, o que diferencia a torção testicular desses outros quadros é a dor súbita, muito intensa e unilateral.
O que fazer em caso de torção testicular?
O tempo é um fator essencial no diagnóstico e tratamento da torção testicular.
Quando o paciente é tratado em até 6 horas do ocorrido, o índice de recuperação total da glândula pode chegar a 100%. Porém, ultrapassadas essas seis horas, as chances de salvar o testículo diminuem cada vez mais, podendo chegar à redução significativa (atrofia) ou perda total (morte testicular) da glândula, caso nada seja feito.
Infecções e infertilidade também são possíveis riscos associados à torção testicular.
A torção de testicular pode ter repercussões muito sérias se não for tratada com rapidez. Fique atento aos sinais do seu próprio corpo e de seus filhos, para o caso de qualquer queixa de dor nessa região.
Como identificar torção testicular?
Acontece por meio do exame clínico e realização de ultrassom da bolsa escrotal com doppler.